QUEM SOMOS?

Irreverência, tecnologia e profissionalismo foram a marca dos ‘Midiaman’

Somos a fonte oficial geradora de imagens cinegrafadas do Ironman Brasil. Nosso objetivo é produzir o vídeo institucional oficial da edição 2011. E para dar conta de assegurar que os melhores momentos fossem captados, a equipe mostrou dedicação extra. Por duas semanas, os estudantes encararam longas reuniões, fizeram reconhecimento do percurso, estudaram a prova e a biografia dos atletas e buscaram captar a filosofia do evento que narra a história dos homens de ferro. O comando ficou a cargo do fotógrafo e professor universitário Carlos Rocha, que é sócio proprietário da empresa que faz a cobertura fotográfica do Ironman Brasil há mais de oito anos.

“Tudo começou quando ouvi que a organização queria uma narrativa diferente, mais local, mais sensível da prova. Então, houve o convite que reuníssemos acadêmicos e professores de Florianópolis. A gurizada se apaixonou pelo projeto de cara e mostrou que não mediria esforços para provar seu profissionalismo enquanto comunicadores. Foi uma experiência ímpar para cada um deles. E para nós, professores, também. Um orgulho e a certeza de que a prática, em campo, é fundamental para o futuro destas carreiras. Foi superação e emoção do início ao fim”, declarou o mentor dos “Mídiaman”.

Rocha, no entanto, lembra que a turma ainda tem muito trabalho pela frente: selecionar dezenas de horas de gravação, tratar imagens e áudio, definir trilha, efeitos, legendas e transições. Mas, com a animação que os “Mídiaman” têm demonstrado isso não vai ser problema.

Com equipamentos de ponta, roteiro decorado e disposição de sobra, a equipe chamou a atenção do público e dos esportistas em uma cobertura que teve capítulo a capítulo registrado no Blog Midiaman, que foi acessado, em um único dia, por mais de cinco mil pessoas.

É daqui que muitos internautas têm acompanhado detalhes e curiosidades do Ironman. Há publicações do vídeo que mostra o instante da largada, quando o sol despontava no horizonte, ao flagrante de um empolgado dançarino que não resistiu ao “batidão” eletrônico do DJ que animava o público. Centenas de fotos, vídeos e relatos contam o que aconteceu tanto com a equipe quanto com os atletas e público.

“Eu já havia participado de eventos de grande repercussão até mesmo fora do Brasil, mas nunca com uma equipe na qual o objetivo não era a remuneração, mas a satisfação de fazer um trabalho único”, explicou Marcos Rocca, acadêmico da 7ª fase de Mídia Eletrônica.

Diego Nogueira também garante que a experiência foi marcante na sua caminhada como estudante: “fazer parte da equipe servirá de exemplo para toda minha vida profissional. Sou estudante de Mídia Eletrônica, com muito orgulho. E muito feliz por ter realizado, com sucesso, ao lado de pessoas espetaculares, a primeira etapa de um documentário que marcará as nossas vidas. E vem muito mais por aí. Estamos preparados. Nós somos ‘Mídiaman’s”, descontraiu o estudante, sendo complementado pela coordenadora do curso, Mirella Vegini: “Foi e está sendo um belíssimo trabalho”, elogiou.

A missão que assumimos ainda não chegou ao fim. Nossa linha de "chegada" será a entrega do DVD, já gravado, pronto para a replicagem.

Há sim, muita expectativa de todos sobre o resultado final. Vamos, portanto, manter firme o nosso propósito e direcionar corretamente as nossas energias. Queremos que este filme tenha grande aceitação, para que nosso trabalho seja revertido em doação a quem precisa e possa ainda, propiciar para nós, boas oportunidades futuras.

O sucesso é consequência do que fizemos até aqui e do que vamos fazer até o final.

Avante Midiamans!